FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Melhores do Mundo: Pedro/Evandro e Larissa/Talita são campeões do desafio em Copacabana

02/03/2015

Brasil venceu os EUA por 35 a 13 no placar geral



 

 

 

Fonte: Renan Rodrigues/CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Os times brasileiros encerraram com chave de ouro o Desafio Melhores do Mundo: Brasil x EUA na Praia de Copacabana, e deram um presente para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), que completa 450. O título geral já tinha sido garantido no último sábado (28.02) e, neste domingo (01.03) Pedro Solberg/Evandro (RJ) e Larissa/Talita (PA/AL) superaram os times norte-americanos e levaram a medalha de ouro do torneio no individual.

 

No quadro geral, o país fez 35 pontos a 13 sobre os EUA. Pedro Solberg e Evandro (RJ) confirmaram o bom momento da dupla, formada em outubro do ano passado. Eles superaram Hyden/Bourne por 2 sets a 0 (21/12, 21/14) e conquistaram a medalha de ouro no desafio, terminando como melhor dupla masculina da competição. Pedro comemorou a conquista dentro de casa e disse que sonha em repetir o feito em 2016.

 

"Sempre acreditei na nossa dupla, estamos tendo um sucesso muito rápido. São quatro semifinais em cinco torneios. E com essa mudança tática importante de revezarmos no bloqueio, o Evandro está com um saque muito bom, tem sido uma ótima arma. Sou carioca e adoro jogar em casa. Ser campeão no dia do aniversário da cidade diante da nossa torcida é muito bom. A Olimpíada será aqui nessa areia e hoje tivemos a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional. Tomara que seja um bom presságio", disse Pedro Solberg.

 

"Estar jogando em casa, na próxima sede da Olimpíada, no aniversário do Rio de Janeiro era um cenário muito especial. Felizmente conseguimos esse título muito difícil. E acho que a razão é o nosso treinamento duro. Nossa psicóloga também foi importante, nos ajudou muito a controlar essa pressão e ansiedade de atuar com a torcida toda ao nosso lado. Foi muito bom, um torneio de grande nível, com grandes atletas, fechando com o ouro ao lado dos amigos e da família. Não poderia pedir mais nada", comemorou Evandro.

 

O Jogo

A partida começou equilibrada, com os times se estudando. Em belo ponto de costas de Pedro, a dupla brasileira abriu 4 a 1. Logo em seguida, em bloqueio de Pedro, o quinto ponto do time da casa. Os saques do Brasil entravam fortes e dificultavam a vida dos rivais. Além disso, Pedro e Evandro mantinham seus ataques, conseguindo virar bolas. O segundo tempo técnico marcava 15 a 6 para o time verde e amarelo, diferença de nove pontos. Em diagonal potente de Pedro, o set de abertura foi fechado em 21 a 12.

 

O segundo set começou mais equilibrado, com os times trocando a liderança no placar. Aos poucos, porém, os brasileiros foram ficando mais à vontade na partida, passaram a dominar e levaram vantagem de três pontos para o segundo tempo técnico: 12 a 9. Em bloqueio de Pedro, o time verde e amarelo fez 16 a 12 e começou a encaminhar a vitória. Sem ter forças para reduzir a diferença no placar, e sentindo o forte calor, os norte-americanos erraram algumas bolas. E justamente em ataque para fora de Bourne, o set foi encerrado em 21 a 14.

 

Larissa e Talita não dão chances

Único time a terminar a primeira fase sem derrota, Larissa e Talita (PA/AL) também não deram chances e venceram Fopma/Summer por 2 sets a 0 (21/12, 21/18). As brasileiras elogiaram a energia das arquibancadas e lembraram a rivalidade entre os dois países. Foi o primeiro título do Desafio Brasil x EUA para Talita, que sonha com o Rio 2016.

 

"É muito bacana poder conseguir esse título, joguei em 2009 e aqui em Copacabana será o grande palco da Olimpíada. Nada mais justo que o Brasil terminara com o título. Os brasileiros são o terceiro jogador em quadra. Qualquer jogada, qualquer ação na quadra, eles gritam, vibram e nos empurram. Sabemos que existe um longo caminho até a Olimpíada, o Brasil tem muitos times bons e será uma disputa dura, mas é muito legal ir sentindo esse clima, visualizando como seria jogar uma final olímpica aqui", analisou Talita.

 

"Foi ótimo ganhar aqui, em 2009 pude vencer a Walsh e May nos Estados Unidos, e agora ganhar esse ano de novo é ótimo para sair com o pé direito para a temporada internacional. As duplas do Brasil conseguiram vencer vários jogos e esse torneio tem uma rivalidade, por serem dois países que estão sempre fazendo final olímpica, de campeonato mundial e outros grandes eventos. Tomara que tenhamos todo ano. É ótimo para a torcida conhecer mais de perto os atletas, o esporte, curtir um espetáculo", disse Larissa, que completou.

 

"A energia aqui é diferente, joguei em diversos locais, mas aqui é especial. O mínimo que a gente pode fazer é retribuir esse carinho. Foi um grande presente para nós, para a cidade e para o público", encerrou a heptacampeã do Circuito Mundial.

 

O Jogo

O Brasil começou a final feminina de modo arrasador, abrindo 4 a 0 logo nos primeiros minutos. Marcando muito bem as adversárias, as brasileiras não deram grandes chances e foram construindo uma vantagem expressiva. Em largada de Talita, o placar mostrava 18 a 12. Pouco depois, Larissa conseguiu grande ataque na diagonal e fez 20 a 12. O set inicial foi encerrado após erro dos EUA, fechando o set em 21 a 12.

 

No segundo set o Brasil continuou dominando a rede, principal vantagem ao longo da partida. Em bola de cheque, Talita fez 3 a 1 no placar. As norte-americanas chegaram a virar o placar para 4 a 3, mas o time da casa retomou a frente. Apesar de equilibrarem o jogo, melhorando a virada de bola, Fopma e Summer não conseguiam assumir a frente do placar. Com 19 a 17 para o Brasil, elas pediram tempo, mas já era tarde. Em largada de Larissa, o Brasil fez 21 a 18 e encerrou o set e o jogo, conquistando o ouro também no feminino.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI