FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Circuito Mundial: Brasil avança com quatro duplas às oitavas no torneio feminino em Yokohama

24/07/2015

Próxima fase terá confronto entre duplas brasileiras; país tem o maior número de times na fase eliminatória


 

 

 


 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) - Campeão das últimas sete etapas do Circuito Mundial 2015 entre as mulheres, o Brasil segue em ótima forma no tour internacional. O país avançou às oitavas de final do Grand Slam de Yokohama, no Japão com quatro das cinco duplas que iniciaram a disputa do torneio. Foram quatro vitórias em seis jogos na madrugada desta sexta-feira (24.07).

 

Avançaram em primeiro lugar, como líderes de seus grupos, Ágatha/Bárbara (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Larissa/Talita (PA/AL), que seguem invictas. Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) tiveram que disputar um jogo a mais, pela repescagem, mas também conseguiram a classificação. Maria Clara e Carolina (RJ) deram adeus ao torneio na fase de grupos.

 

Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) foi a primeira dupla a conquistar a vaga na fase de mata a mata. O sol escaldante da manhã, que elevou a temperatura para cerca de 35ºC, não atrapalhou o desempenho das brasileiras, que com facilidade mantiveram 100% de aproveitamento e venceram Katrin Holtwick/Ilka Semmler, da Alemanha, por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 41 minutos.

 

"Acredito que vivenciamos nosso melhor momento na carreira. A Bárbara é a parceira com que mais me identifiquei, dentro e fora da quadra, e isso tem ajudado a conquistarmos resultados incríveis em 2015", disse Ágatha após o jogo, confiante em melhorar o desempenho que o time teve na Suíça.

 

A curitibana e a carioca enfrentarão na próxima fase Sayaka Mizoe e Takemi Nishibori, dupla da casa que surpreendeu ao vencer as russas Evgeniya Ukolova e Ekaterina Birlova, por 2 sets 1, na repescagem, em jogo que teve mais de uma hora de duração e que fez as arquibancadas da quadra central tremerem.

 

Na quadra 3, Larissa/Talita (PA/AL) venceram a dupla americana formada pela medalhista olímpica April Ross e sua parceira momentânea, Jennifer Fopma, com facilidade, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18), em 38 minutos de partida.

 

"Encaixamos bem nosso jogo defensivo e estamos crescendo na competição partida após partida. Agora é aguardar o sorteio e aproveitar a "folga" para trabalhar de outra forma", resumiu Talita, ao final do encontro.

 

Após manter os 100% de aproveitamento em Yokohama, as brasileiras descobriram no final da tarde que enfrentarão nas oitavas de final a dupla Fan Wang/Yuan Yue, da China, que veem de duas vitórias consecutivas e querem dificultar a trajetória das atuais campeãs brasileiras, que buscam repetir o feito de Gsaatd, na etapa passada.

 

Nos dois jogos de dupla femininas do Grupo C, dois resultados diferentes para o Brasil: uma derrota e uma vitória. Juliana/Maria Elisa (CE/PE) confirmaram o favoritismo e anteciparam a classificação às oitavas de final do torneio com a triunfo conquistado sobre a dupla Vasiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani, da Grécia, por 2 sets a 0 (21/15 e 22/20), em 45 minutos.

 

"Desde a primeira derrota nossa meta virou errar o menos possível. Acertando as viradas de bola, a vitória vem facilmente, como aconteceu neste jogo contra as gregas", comemorou Maria Elisa depois da partida.

 

As irmãs Maria Clara e Carolina (RJ) acabaram derrotadas pelas russas Evgenia Ukolova e Ekaterina Birlova, por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/14, em 34 minutos de partida. Elas terminaram em quarto lugar no grupo e acabaram eliminadas do torneio japonês.

 

Já Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) suaram bastante para seguirem vivas nos torneios. Com a derrota da manhã para as chinesas Fan Wang/Yuan Yue, por 2 set a 1 (21/19, 18/21, 24/22), a paulista e a cearense ficaram em segundo no grupo e voltaram à quadra horas mais tarde.

 

Pela repescagem, venceram as eslovacas Natalia Dubovcova e Dominika Nestarcova por 2 sets a 0 (21/15 e 24/22), e ressurgiram no campeonato. Nas oitavas de final elas encaram as compatriotas Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por uma vaga entre os oito melhores da competição.

 

"Jogos entre duplas brasileiras sempre são muito equilibrados. Sem dúvida será um grande jogo, espero que amanhã (sábado) tudo funcione bem e que possamos sair com a vitória", destacou Taiana, que acredita que partida das oitavas de final será decidida nos detalhes.

 

Yokohama é a sexta etapa que conta pontos para a corrida olímpica brasileira, ranking que classificará uma dupla em cada naipe aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

 

O Japão já sediou 21 eventos do Circuito Mundial, sete exclusivamente para o naipe masculino e outros 14 apenas disputados entre as mulheres. No feminino, o Brasil domina com 21 medalhas, sendo 11 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Já nas sete etapas do masculino o Brasil levou sete medalhas, uma a menos que os EUA, mas com mais ouros: quatro contra três. São ainda três pratas para o país.

 

Os times vencedores da etapa de Yokohama nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dos gêneros. Após a etapa japonesa, o tour sofre uma pausa e volta com o Grand Slam de Long Beach, nos EUA, de 18 a 23 de agosto.

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI