FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Bauru estreia nesta terça na temporada, integra cubana Yoana Palacios ao elenco e não disputará Copa SP

24/07/2017

Equipe bauruense fará primeiro jogo oficial da temporada 2017-2018 nos Jogos Regionais contra Porto Ferreira; ponteira Yoana Palacios inicia treinos e pode virar reforço para o Paulista


 


Fonte: Marcelo Ferrazoli-Assessoria Vôlei Bauru

 

 

Bauru (SP) - O Vôlei Bauru fará sua estreia oficial na temporada 2017-2018 diante de Porto Ferreira nesta terça-feira, a partir das 18h, no ginásio Archangelo Brega (o endereço é Rua 13 de Maio , 650, no Centro de Lençóis Paulista). A partida também marca o início dos Jogos Regionais de Lençóis Paulista para o time bauruense, que competirá na categoria voleibol feminino livre.

 

O Vôlei Bauru está no Grupo C juntamente com as anfitriãs de Lençóis Paulista, Porto Ferreira e São Manuel. Já no Grupo A estão Piracicaba, São Carlos e Bariri e no Grupo B encontram-se Jaú, Agudos e Lins.

 

Classificam-se à segunda fase os dois primeiros de cada grupo, com os primeiros dos grupos A e B avançando diretamente às semifinais. Os dois outros semifinalistas sairão dos duelos entre o primeiro colocado do Grupo C contra o segundo colocado do grupo A - quem avançar enfrenta o primeiro do Grupo B nas sêmis - e entre o segundo do Grupo C contra o segundo do Grupo B - quem se classificar encara o primeiro do Grupo A nas semifinais.

 

O Vôlei Bauru inicia a nova temporada com elenco renovado. A equipe manteve as ponteiras Dayse e Carol Westermann, as centrais Angélica e Valquíria, a levantadora Juma e a líbero Arlene e se reforçou com as vindas das ponteiras Paula Pequeno e Gabi Cândido, da levantadora Ju Carrijo, das centrais Andressa Picussa e Gabi Martins e das opostas Ariane e Helô.

 

No entanto, para a disputa dos Jogos Regionais o time não estará completo. Não disputarão a competição a ponteira Gabi Cândido e a oposta Ariane, servindo atualmente a seleção brasileira sub-23, a ponteira Paula Pequeno, ainda se condicionando fisicamente, e a central Gabi Martins, em função do regulamento do torneio não permitir a participação de atletas que tenham disputado competições iniciadas este ano em outras cidades - no caso da central, a Superliga B. Desta forma, o Vôlei Bauru levará à competição as seguintes atletas: as levantadoras Juma e Ju Carrijo, as centrais Valquiria, Angélica e Andressa, as ponteiras Carol Westermann e Dayse, a oposta Helô e a líbero Arlene.

 

 

 

Ansiedade e cuidados

 

O Vôlei Bauru ter á de superar pelo menos três obstáculos já no seu primeiro compromisso oficial. O primeiro é o atual estágio físico-técnico do elenco, que, como já era de se esperar por se tratar de início de temporada, ainda não está na plenitude de suas condições. Treinando há pouco mais de um mês, o ritmo dos treinamentos vem se intensificando aos poucos visando não só a disputa dos Jogos Regionais, mas também o Campeonato Paulista. O segundo é o total desconhecimento do adversário que ter á pela frente, pois nunca o enfrentou anteriormente em nenhuma outra competição. E o terceiro é a ansiedade natural gerada pelo fato de ser o primeiro duelo da temporada que se inicia.

 

“Nossa principal preocupação é preservar as jogadoras para que não haja nenhuma lesão e nenhum imprevisto, porque ainda não estamos na melhor forma física e técnica. É algo que nos preocupa porque enfrentaremos adversários que não conhecemos e não temos nenhuma base e parâmetro para sabermos o que pode ocorrer na competição. Teremos de viver o dia a dia para saber o adversário que iremos jogar para ter um pouco mais de noção do que esse campeonato vai trazer para a gente. E como é estreia e está começando uma nova temporada, sempre tem aquela ansiedade”, analisa Fabiano Kwiek, técnico interino do Vôlei Bauru.

 

Para a capitã do time, a central Angélica, apesar das dificuldades esperadas, o primeiro confronto da temporada servirá para mostrar justamente as atuais condições da equipe. “É nossa estreia e não conhecemos o adversário, mas acredito que nesse período inicial de treinos conseguimos ter uma base como equipe e sabemos que o importante nesse momento é ir crescendo e ajustando as falhas. Por isso, independentemente do adversário, vamos focadas para reproduzir da melhor forma possível aquilo que estamos treinando e dar um passinho em busca dos nossos objetivos da temporada”, destaca a atleta. E acrescenta:

 

“Estamos em processo de evolução e ainda longe daquilo que esperamos e queremos que seja o ideal, mas o jogo propicia ver como a equipe está e vamos aproveitar isso. Levando em conta o fato de estarmos no início, espero que a equipe mostre o seu valor e vá criando jogo a jogo o entrosamento necessário, com muita garra e muita vontade de vencer.”

 

Os Jogos Regionais

 

A sexagésima-primeira edição dos Jogos Regionais em Lençóis Paulista contará com a participação de 39 - dos 71 - municípios integrantes da terceira Região Esportiva do Estado de São Paulo.

 

A previsão é que a competição reúna, entre atletas e comissões técnicas, cerca de 5 mil pessoas, que estarão distribuídas entre as 26 modalidades em disputa: Atletismo, Atletismo ACD, Badminton, Basquete, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Natação ACD, Skate, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

 

Bauru levará 365 atletas, que competirão em 22 das 26 modalidades, no masculino e no feminino. A cidade só não ter á representantes nas modalidades atletismo ACD, Skate e Tênis, todas no feminino, e ginástica artística masculina.

 

Yoana Palácios inicia treinos com o Vôlei Bauru

 

Um dos destaques da atual geração do voleibol cubano, a ponteira Yoana Palácios integrou-se nesta segunda -feira, 24, ao elenco do Vôlei Bauru. Com 26 anos, 1,84 m de altura e 67 kg, a atleta, conhecida internacionalmente por suas atuações pela seleção de Cuba, inicia os treinamentos visando manter a forma física, mas pode se transformar em mais uma opção para a disputa do Campeonato Paulista.

 

Não é a primeira vez que a ponteira cubana estará em Bauru. Na temporada 2015-2016, Palácios esteve perto de jogar pela equipe bauruense, quando tratou lesão no ligamento do joelho esquerdo na cidade. Entretanto, naquela ocasião, as negociações não avançaram. Agora, após disputar a temporada passada pelo Yunnan, da China, a jogadora retorna ao Brasil - e a Bauru - com o objetivo de treinar para manter a forma física e a possibilidade, caso seja do entendimento da diretoria e da comissão técnica do Vôlei Bauru, de firmar contrato para a disputa do Campeonato Paulista.

 

Além de passagens com destaque pela seleção cubana, Yoana Palácios já atuou no voleibol do Azerbaijão, onde defendeu o Rabita Baku, e também passou pelo turco Besiktas JK. Em seguida, transferiu-se para o chinês Yunnan, onde disputou a última temporada.

 

Apesar da idade, Palácios é considerada uma jogadora experiente, pois iniciou cedo sua carreira na Seleção Cubana tendo seu auge nos Jogos Pan Americanos de 2011, em Guadalajara no México. A ponteira liderou a campanha das cubanas até a final, onde foram superadas por 3 sets a 2 pelo Brasil no qual entre as convocadas estava Paula Pequeno. Mesmo com a prata Palácios foi eleita a melhor atacante e MVP daquela edição do Jogos Pan-Americanos. Além disso, a cubana também foi eleita a melhor atacante da edição 2012 do Grand Prix.

 

Vôlei Bauru não disputará Copa SP

 

O Vôlei Bauru não disputará a Copa São Paulo, competição organizada pela Federação Paulista de Volleyball (FPV) e cuja nova edição será realizada na Capital do Estado nos próximos dias 29 e 30 deste mês, datas que coincidem com a participação da equipe bauruense nos Jogos Regionais de Lençóis Paulista.

 

Ciente da importância das duas competições não só para a equipe, mas também para a cidade, e da obrigação de sempre defender Bauru em campeonatos de relevância, a diretoria do Vôlei Bauru propôs à FPV a realização da Copa São Paulo em Bauru em novas datas, além da divisão dos custos da competição em parceria com a Prefeitura de Bauru.

 

No entanto, a proposta não foi aceita pela Federação Paulista de Volleyball (FPV), que manteve a atual programação do torneio, inviabilizando a participação do time bauruense na competição vencida na temporada passada pelo Vôlei Bauru.

 

 


Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI