FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Vôlei Bauru contrata Shara Venegas, líbero da seleção porto-riquenha

08/08/2017

Novo reforço para temporada 2017-2018, Venegas destaca “sonho” de atuar no Brasil; time fará amistosos contra seleção brasileira universitária com Paula Pequeno confirmada


 

 

 Fonte: Marcelo Ferrazoli - Assessoria Vôlei Bauru
 
Bauru (SP) - O Vôlei Bauru terá uma nova líbero em seu elenco para a temporada 2017-2018. Trata-se de Shara Venegas, um dos principais destaques da seleção porto-riquenha de voleibol que se integra na tarde desta segunda-feira, 7, ao elenco da equipe bauruense.
 
Nascida em Toa Baja, Porto Rico, Venegas, que tem 24 anos, 1,73 m e 68 kg, estreou em 2009 pela seleção nacional no Campeonato Norceca de Voleibol Feminino, competição realizada a cada dois anos reunindo seleções das Américas do Norte e Central e do Caribe. Além de atuar pelo selecionado porto-riquenho, Venegas também já defendeu clubes da liga porto-riquenha. E tanto pela seleção como pelos times conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira.
 
Venegas mostrou desde criança que realmente seria uma atleta talentosa e diferenciada. Além de iniciar cedo no esporte - somente com três anos de idade -, começou jogando como levantadora, depois foi ponteira e, posteriormente, se firmou como líbero, onde sua carreira decolou. “Minhas irmãs jogavam vôlei e sempre ia vê-las. Aí me entusiasmei pelo esporte e passei a querer jogá-lo, pois me encanta desde criança. Comecei como levantadora, mas logo me passaram para ser ponteira, com quase oito anos de idade. Fui ponteira durante quase toda minha vida no colégio e em alguns clubes, mas fui convocada para a seleção juvenil de Porto Rico e foi nela onde me decidiram preparar para atuar como líbero”, recorda Venegas.
 
Ela jogou em três equipes profissionais na liga porto-riquenha. Pelo Llaneras de Toa Baja (2009 a 2011), time da cidade onde nasceu e passou boa parte de sua vida, foi campeã logo na sua temporada de estreia. Um ano depois transferiu-se para o Las Pinkin de Corozal e, em 2013, foi para o Criollas de Caguas, clube onde se consagrou e em que permaneceu até este ano antes de assinar com o Vôlei Bauru.
 
O Criollas de Caguas faturou quatro títulos consecutivos da liga porto-riquenha - 2014 a 2017 - e, em 2014, Venegas foi eleita a melhor jogadora da competição (MVP), conquistando um feito histórico, pois tornou-se a primeira líbero da história de Porto Rico a se tornar MVP. Ainda atuando pela liga foi escolhida diversas vezes como melhor defensora e melhor passadora e, atualmente, é a líbero com mais títulos ganhos em Porto Rico.
 
Já pela seleção Venegas também obteve várias premiações, com destaque para as ganhas no Grand Prix 2013 disputado na República Dominicana, competição em que foi escolhida não só como a melhor líbero, mas também como a melhor passadora. De quebra, também figurou na relação das seis melhores líberos do mundo.
 
Agora, com um novo desafio na carreira, Venegas enfatiza estar realizando um sonho. “Sempre quis jogar no Brasil porque sei que o nível do voleibol praticado é muito alto. Além disso, é um dos meus países favoritos e, quando o Vôlei Bauru me fez a proposta, não tive dúvidas nem por um segundo para defender este clube porque estou realizando um de meus sonhos”, destaca.
 
Admiradora da ponteira Paula Pequeno, que agora será sua companheira de clube, Venegas crê que não terá problemas para se adaptar ao voleibol brasileiro e também promete se esforçar muito para ajudar o Vôlei Bauru a atingir seus objetivos na temporada. “Minhas expectativas são de trabalhar bastante para que o Vôlei Bauru chegue a ser a melhor equipe. Sempre digo que, quando se trabalha duro, Deus recompensa com coisas boas. Por isso, vou me esforçar ao máximo esta temporada para cumprir todas as metas da equipe. Creio que vou me adaptar rápido, porque com a seleção de Porto Rico viajamos muito e já estamos acostumadas a isso. Às vezes, ainda com a seleção, temos menos tempo e me adapto e, por isso, creio que no Brasil não será difícil para me adaptar a minha nova equipe.”
 
O treinador interino do Vôlei Bauru, Fabiano Kwiek, destaca as qualidades do novo reforço. “A Venegas é uma jogadora muito voluntariosa, rápida, que passa bem e defende muito. Ela é muito ágil, proativa e consegue se antecipar às situações e, por isso, é uma jogadora que pode acrescentar muito pra gente este ano. Vamos ver como ela se adapta por aqui, pois o vôlei brasileiro é totalmente diferente, mas é uma atleta que tem know how internacional e vai nos ajudar muito”, analisa Kwiek.
 
Brenda Castillo
 
O Vôlei Bauru tentou renovar o contrato com a líbero dominicana Brenda Castillo, que integrou com destaque o elenco da equipe bauruense na temporada passada, mas as negociações não avançaram. “Sem dúvida alguma, ela é a melhor do mundo e o Vôlei Bauru se esforçou ao máximo para viabilizar sua contratação. Todavia, esperamos por sua resposta desde sua saída daqui, com proposta oficial formalizada em 28 de junho, mas se quedando inerte até a presente data. Uma pena”, lamentou o vice-presidente do Vôlei Bauru, Reinaldo Mandaliti, ao comentar sobre as tratativas com Brenda Castillo.
 
Além disso, Mandaliti também comentou sobre a opção pela atleta da seleção porto-riquenha para reforçar o time bauruense. “Analisamos muitas atletas da posição e a Shara Venegas nos surpreendeu pela sua qualidade técnica e, principalmente, pela vontade e força que fez para vestir a camisa do Vôlei Bauru. Nosso objetivo sempre foi contratarmos aqueles que querem muito vestir nossa camisa e tenho certeza que Shara será a melhor libero do Campeonato Paulista e da Superliga, sem dúvida alguma”, frisou o dirigente.
 
Amistosos com Paula Pequeno
 
Concentrado na preparação para o Campeonato Paulista, previsto para se iniciar em meados de agosto e cuja tabela ainda não foi divulgada pela Federação Paulista de Volleyball (FPV), o Vôlei Bauru vai disputar dois amistosos contra a seleção brasileira que representará o País na próxima Universíade de Verão, que será realizada em Taipei, em Taiwan, no período de 19 a 30 deste mês. O primeiro deles será nesta terça-feira, 8, às 20h, e o segundo nesta quarta-feira, 9, às 15h, ambos no Ginásio Panela de Pressão e com entrada gratuita e liberada a quem quiser assisti-los.
 
Com o Estadual já “batendo à porta”, o foco do Vôlei Bauru nesta altura da preparação é avaliar o atual estágio da equipe. Daí a importância dos amistosos contra um rival tão qualificado como a seleção brasileira. “Eles vão nos dar um bom parâmetro de como está nossa equipe e em que precisamos melhorar. Serão dois jogos em casa a uma semana do início do Paulista em que teremos pela frente um time com qualidade muito maior do que os que enfrentamos recentemente nos Jogos Regionais”, analisou o treinador interino do Vôlei Bauru, Fabiano Kwiek.
 
Além da relevância na preparação da equipe, os amistosos contra o selecionado nacional também marcarão a estreia - ainda que de forma não oficial - da ponteira Paula Pequeno pelo Vôlei Bauru. A atleta, um dos principais reforços do time bauruense para a temporada 2017-2018, não disputou os Jogos Regionais de Lençóis Paulista para se preparar melhor fisicamente, mas nos dois próximos confrontos, nesta terça-feira e quarta-feira, sua presença é garantida. “Ela vai jogar nos dois dias”, confirmou Kwiek.

 



Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI