FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Corrente da Vida começa a dar primeiros resultados

26/03/2018

Sete alunos do projeto social desenvolvido em parceria entre Vôlei Bauru, Bauru Basket e Secretaria Municipal de Educação foram selecionados para integrar categorias de base da Luso



Fonte: Imprensa Vôlei Bauru

Bauru (SP) - Lançado no ano passado através de parceria entre o Vôlei Bauru, o Bauru Basket e Secretaria Municipal de Educação, o projeto social Corrente da Vida, que estimula a prática do vôlei e do basquete em escolas municipais com crianças dos 8 aos 11 anos, já começa a dar os primeiros bons resultados. Sete alunos do projeto foram selecionados para integrar as categorias de base do basquetebol da Associação Luso Brasileira de Bauru, um dos mais tradicionais celeiros na formação de talentos da modalidade na cidade.

Os garotos aprovados na “peneira” e que já treinam na Luso sob a orientação do professor Fabricio de Freitas, o Tche, foram os seguintes: Isaias Pedroso Ramos Neto, 9 anos, da EMEF Claudete da Silva Vecchi, Pedro Costa Cardoso, 10 anos, e Eduardo Costa Cardoso, 10 anos, da EMEF Thereza Tarzia, Gustavo Miqueleti, 11 anos, da Escola Estadual Padre Antonio Jorge Lima, Eduardo Oliveira, 9 anos, da EMEF Alzira Cardoso, Adrian Vinicius Custódio Bernardo, 11 anos, da EMEF José Romão, e Natan Simões de Lima, 10 anos, da EMEF José Romão.

Professor há 12 anos nas escolas municipais e estaduais de Bauru, Fabricio conhece a realidade de muitos jovens que sonham em um dia tornarem-se atletas, mas têm enormes dificuldades, como em conseguir um tênis ou até mesmo uma roupa adequada para o esporte. Por isso, ele considera a oportunidade de trabalhar com os garotos como um sonho realizado e também algo enriquecedor para os dois lados.

“É enriquecedor pra eles e pra mim enquanto professor. É um grande ganho na carreira e na profissão que vou carregar para mim. Estou vendo o dia a dia deles e percebo o quanto estão absorvendo isso e aproveitando a oportunidade que lhes foi dada. Eles querem jogar basquete, querem aprender, fazer todas as atividades propostas e buscam dar 100% nos exercícios, nos joguinhos, nos fundamentos e tentam sempre fazer o melhor possível. Isso pra mim é muito gratificante. É realizador dos dois lados”, considera Fabricio.

Ele acrescenta que, mais do que ensinar basquete, sua preocupação é em construir a cidadania através do esporte. “Não estou preocupado apenas em ensinar basquete, mas sim que eles também tornem-se cidadãos. E para isso eles têm a oportunidade de praticar um esporte quase que de alto rendimento, pois treinamos quatro vezes por semana. Isso pra eles é muito bom, pois têm uma carga importante de atividades”, enfatiza o professor da Luso.

Já o professor Murilo Anselmo Avelino, que atua como professor no Corrente da Vida e também na Luso, destaca a importante interação entre o projeto e o clube bauruense. “O objetivo do Corrente da Vida é o de tirar as crianças carentes da rua, da ociosidade e das drogas e trazê-las para o esporte, enquanto o da Luso é o de formar atletas. Eles começam no projeto com caráter social e depois ingressam na Luso, onde o caráter já é voltado para o profissionalismo. Essa interação é muito importante, pois eles vão sair de um lugar que é um projeto social que abriga a todos e depois terão a oportunidade, caso se destaquem, de continuar. Não é um projeto em que a criança chega aos 11 anos e não se sabe o que vai fazer em seguida, pois através da Luso eles podem ter outra oportunidade de prosseguir com o sonho deles”, frisa Murilo.

“É uma enorme satisfação saber que em tão pouco tempo o projeto já começa a colher os primeiros resultados. Para nós, que investimos e acreditamos nesse sonho que agora virou realidade, é a certeza que a iniciativa está no caminho certo e ainda tem muito a crescer”, destaca o presidente do Vôlei Bauru, Reinaldo Mandaliti.

O presidente do Bauru Basket, Beto Fornazari, também se mostrou bastante animado com os primeiros frutos da iniciativa. “É um sonho já realizado antes do que imaginávamos. Mas sempre soubemos e tivemos certeza que, implantado o projeto, os frutos viriam rápidos, mas nem tão rápido como agora. É um motivo de muita felicidade porque é um trabalho que começou bem feito e, quando você coloca dedicação, profissionalismo e pessoas capacitadas para faze, acabamos colhendo os frutos”, destacou.

Fornazari também informou que o projeto seguirá mantendo uma de suas principais metas, que é a expansão para mais instituições escolares. Este ano, o Corrente da Vida ganhará mais um polo na Casa da Esperança, no Fortunato Rocha Lima, que inaugurou recentemente uma quadra poliesportiva, e deverá ter outros em novas unidades de ensino. “Esse ano deveremos expandir ainda mais, pois o objetivo é, no máximo até 2019, que o Corrente da Vida esteja presente em todas as escolas municipais”, ressalta o presidente do Bauru Basket.





Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI