FPV - Federação Paulista de VolleyBall

Cubana Herrera: potência de ataque no vôlei do Pinheiros

19/07/2018

Ponteira de experiência internacional retorna da Turquia para fortalecer o ataque pinheirense na temporada 2018/19





Fonte: Erica Brito/Ary Pereira Jr. - Imprensa

São Paulo (SP) - Pinheiros finalizou a contratação mais relevante para a próxima temporada do vôlei feminino. A ponteira Herrera retorna ao Brasil para defender o clube que tem como principal característica a formação de atletas de alto rendimento. A cubana de 34 anos, natural de Havana, jogou no último ano pelo Manisa (foto), equipe da segunda divisão da Turquia.

Yusleyni Herrera Alvarez, 1m80 e 70 Kg, passou por duas experiências vitoriosas no Brasil, de 2010 a 2013. No período, foi a maior pontuadora da Superliga, primeiro pelo Minas Tênis, depois pelo Praia Clube. Em 2014 transferiu-se para Turquia, com duas temporadas pelo Nilufer. Em 2016/17, dedicou-se ao nascimento do filho, Chris, em Miami, onde reside, antes de defender o Manisa até maio deste ano.   

A contratação de Herrera supre a necessidade de definição nas jogadas de ataque do time pinheirense. “Trouxemos uma jogadora com bagagem internacional adquirida nos melhores clubes do mundo. Para mim, o mais importante é a função de ponteira de força que irá exercer. Ela vem para pontuar", afirma o técnico do Pinheiros, Sérgio Negrão.

Por ter jogado quatro temporadas no Brasil, o treinador considera que Herrera chegará praticamente ambientada ao Pinheiros. “Não haverá problemas de adaptação porque ela já conhece a língua, o que facilita muito”, considera Negrão. Antes de Herrera, o Pinheiros contratou a oposta norte-americana Kelsie Payne, de 22 anos e 1m92, do Kansas. A maior pontuadora do campeonato universitário dos Estados Unidos (NCAA) foi anunciada em maio.

“Herrera vem do mercado mais forte do vôlei feminino. Hoje, Turquia e Rússia dominam a modalidade. Na última temporada, o Pinheiros tinha volume de jogo, mas não conseguia definir. Agora, com duas ou três atacantes potentes, ninguém ficará sobrecarregada”, projeta Negrão, em período de treinos intensivos para a Copa São Paulo, no final de julho em Bauru. “Ainda estamos longe do ideal, mas no caminho certo. Elas (jogadoras) compraram a ideia do trabalho”.       

Valorização da base - O Pinheiros ainda trouxe para a temporada 2018/19, a levantadora Lyara, da seleção brasileira Sub-23, que estava no São Caetano, mesmo time de origem da central Camila (Paracatú). Do Brasília, ex-equipe de Negrão, vieram a líbero Jú Perdigão e a central Aline. Também foram contratadas, a levantadora Fran, do Barueri, e a ponteira Clarisse, do Fluminense.

O clube renovou os contratos das jogadoras Mari, Roberta e Letícia, enquanto promove a transição das juvenis Pietra, Lorayne, Amanda e Lorena, que na última temporada puderam ter suas primeiras experiências na equipe adulta, gradativamente, conforme a filosofia do Pinheiros em formar atletas e maturá-los no tempo adequado para o alto rendimento.     

Yusleyni Herrera Alvarez

2017/18 - Manisa (TUR)

2016/17 - Nasce o filho Chris

2015/16 - Nilufer - terceira maior pontuadora da Liga Turca

2014/15 - Nilufer - maior pontuadora da Liga Turca

2012/13 - Praia Clube - maior pontuadora da Superliga

2011/12 - Praia Clube - maior pontuadora da Superliga

2010/11 - Minas Tênis - segunda maior pontuadora da Superliga

2009/10 - Minas Tênis - segunda maior pontuadora da Superliga

2008 - Seleção cubana - quarta colocada nos Jogos de Pequim

2008 - Yokohama (JAP) - medalha de prata no World Grand Prix  

 



Patrocinadores / Parceiros

Entidades

Torneios

Novo endereço:
Rua Manuel da Nóbrega, 796
Parque Ibirapuera
São Paulo, SP

E-mail: fpv@fpv.com.br

Telefone: (11) 3053-9560

Copyright © 2014 Federação Paulista de Voleyball - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento PWI